Veja primeira estrutura de embarque sendo instalada no Aeroporto de Cascavel

Cascavel é a terceira cidade do Paraná a ter o equipamento de fingers, que assegura mais acessibilidade aos passageiros

Cascavel se encaminha para fazer parte do seleto grupo de aeroportos do estado que possuem as pontes de embarque e desembarque, os chamados fingers. No Paraná, somente Curitiba e Foz do Iguaçu têm o equipamento.

Os conectores, aliás, começaram a ser instalados nesta sexta-feira (30) no Aeroporto Municipal de Cascavel. As peças foram estruturadas ainda no chão. Uma delas já foi içada por um guindaste e conectada. “Esse trabalho dá continuidade à modernização do nosso Aeroporto. Além disso, esses equipamentos são fundamentais para a mobilidade, acessibilidade e também para a velocidade de conexão dos passageiros”, pontua o engenheiro da obra, Sandro Camilo Rancy. Ele também ressalta que a entrega provisória do espaço está prevista para junho, mas há ainda um caminho a ser percorrido em relação à certificação e à documentação técnica frente à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, as expectativas para o futuro do Aeroporto são as mais positivas, apesar do período de pandemia. “Estamos chegando no final da obra. Já estamos trabalhando também as condições das empresas para que voltem a trabalhar em Cascavel. Estamos deixando tudo preparado para que a partir do dia 1º de julho tenhamos condições de operar o novo Aeroporto, com a  nova estação de embarque e o novo Pátio de Aeronaves”, comenta.

Os serviços têm sido intensos para que os cascavelenses tenham, finalmente, um Aeroporto que represente a importância do Município, uma reivindicação de mais de duas décadas da comunidade não só de Cascavel, mas também de toda a região Oeste.

Os investimentos na ordem de R$ 35 milhões compreendem a duplicação da Avenida Itelo Weber, estacionamento para 400 veículos, terminal de embarque, pátio e cerca, com investimentos do Município, Estado e União.

O Aeroporto quando finalizado terá sala de embarque e de espera, sala VIP, lanchonete, quiosque, elevador e rampa, área coberta para as lojas comerciais externas e entradas com acessibilidade, praça de alimentação no piso superior com restaurante panorâmico, lanchonete, entre outros. “Com isso, evidentemente vamos atrair mais empresas, mais voos e mais conexões, para colocar Cascavel em sintonia com o Brasil e com o mundo”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

CONCRETAGEM
Em relação à concretagem do Pátio de Aeronaves, os trabalhos também estão bem avançados, com mais de 70% das obras concluídas. Mais de 200 caminhões de concreto já foram utilizados. Ao todo, aproximadamente 2,5 mil metros cúbicos de concreto serão usados até a conclusão do serviço.

O piso terá uma espessura de 34,5 centímetros de concreto, o que é necessário para aguentar o peso das aeronaves que farão o embarque e desembarque em Cascavel. Isso porque o aeroporto foi projetado para operar até um Boeing 737-800, que tem o peso de cerca de 80 toneladas.

Na próxima semana será iniciada a demolição do antigo Terminal de Passageiros. O prédio já está sendo preparado para essa etapa. Vale destacar que desde março o local não está recebendo voos comerciais por conta da pandemia. 

Para a conclusão de toda a obra, ainda faltam o acabamento final e a mobília.  

Fonte: CGN

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*