Pontes de Embarque e Desembarque
Para assegurar as condições de acessibilidade dos passageiros desde a chegada aos aeroportos até o embarque e desembarque, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaborou a Resolução 280/2013. O regulamento enfoca a qualidade do atendimento aos passageiros que necessitam de assistência especial.
Com a resolução, as administrações dos aeroportos e as companhias aéreas passam a adotar medidas para garantir a integridade física e moral dos passageiros, com a clareza de que todos têm direito aos mesmos serviços que são prestados aos usuários em geral em todas as fases da viagem.
Nossas pontes de embarque são compostas pelo sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, deficientes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.
A tecnologia é desenvolvida para todas as aeronaves em operação comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 250 quilos. O sistema enfatiza a versatilidade, uma vez que os conectores podem ser adaptados às diferentes realidades dos aeroportos.
Como as estruturas são móveis e de instalação rápida, elas permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.
EQUIPAMENTO
É composto por escada e elevador. A escada possui 1,20 metro de largura e conta com degraus projetados para garantir a máxima agilidade e conforto ao passageiro. A altura dos degraus varia conforme o movimento vertical das aeronaves e é autorregulada durante a operação de conexão. O elevador é constituído de cabine em aço e vidro, com portas da cabina automáticas tipo “bus”, portas de pavimento com eixo vertical e trincos elétricos e porta de pavimento superior ao nível da plataforma de embarque do avião. O elevador possui capacidade para uma pessoa em cadeira de rodas mais um acompanhante ou três pessoas com peso máximo de 250kg, conforme a NBR 12.892.
BENEFÍCIOS
— Receita com exploração comercial dos corredores;
— Receita tarifária com a reclassificação de categoria do aeroporto;
— Agilidade na operação de embarque e desembarque ao utilizar elevador e escada no mesmo equipamento.
ESTRUTURA
Em perfis de aço dobrado de alta resistência a corrosão e dimensionados para atender ao movimento e circulação de passageiros.
COBERTURA
Em telhado de chapa de aço dobradas com mais um painel no forro de 50mm para isolamento térmico com acabamento em PIR.
PISO
Acabamento em piso vinílico antiderrapante e de alta resistência ao desgaste, especialmente desenvolvido para uso em locais de tráfego intenso de pessoas, carrinhos de bagagem e cadeiras de rodas, etc.
PERFIS LATERAIS
A metade inferior dos módulos/conectores é dotada de fechamento com painéis de PIR (Poliisocianurato) de alta densidade e revestidos por duas lâminas de chapa de aço pré-pintado, com espessura final de 50mm. A metade superior são projetadas com 2 vidros de 8mm de espessura e entre eles gás argônio e intercalados de forma alternada com painéis PIR. Material isolante para proteção contra incêndio e sua propagação, conforme NFPA 417 e com redução dos níveis de ruído e vibração durante o funcionamento do sistema.
SEGURANÇA
Permite o acesso diretamente a aeronave sem oferecer qualquer risco ao passageiro.
INCLUSÃO SOCIAL
Acessibilidade total integrando pessoas com dificuldades de locomoção aos demais passageiros e tripulação. Placas em braile, piso tátil e corrimão ao longo de todo o trajeto.
CONFORTO TÉRMICO
Dimensionado para atender com eficiência ao conforto térmico de cada projeto e localidade.
TOTALMENTE MODULAR
Projeto de layout facilmente adaptado às características do pátio de aeronaves do aeroporto.
RÁPIDA INSTALAÇÃO
O tempo estimado para instalação é de 45 dias para cada ponte de embarque. Esse tempo pode variar em função da operação de cada aeroporto.
OBRA LIMPA
É o mesmo conceito utilizado para construir salas frigoríficas e a execução é realizada sobre o pátio de aeronaves com interligação ao terminal de passageiros. A intervenção de obra civil chega ao máximo de 3% do custo total de implantação.