Com investimento previsto de R$ 4,6 milhões, iniciativa vai permitir a operação de voos noturnos na ilha.
Neste sábado (4), o Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para a contratação da empresa que vai executar os serviços de iluminação da pista de pouso e dos morros que contornam o Aeroporto de Fernando de Noronha. Atualmente são proibidos pousos e decolagens das 18 às 8h na ilha.
Na sexta-feira (3), um turista de São Paulo morreu após sentir-se mal em Noronha. O visitante deu entrada no Hospital São Lucas (HLS), na noite de quinta-feira (2), com dores fortes causadas por uma hemorragia. Uma autorização especial de pouso noturno foi expedida, mas o socorro não chegou a tempo e o paciente veio a óbito.
Obra
A obra do aeroporto será coordenada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. O serviço vai permitir a realização de voos emergenciais noturnos na Ilha. O investimento de R$ 4,6 milhões foi viabilizado por um convênio estabelecido junto ao Governo Federal, que disponibilizou a verba da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.
De acordo com o projeto, serão implantados o Sistema de Luzes de Aproximação Simples (SLAS) e o Sistema de Luzes de Obstáculos (SLO), alimentados por energia solar e tecnologia em LED. O SLAS contará com um total de 32 luminárias na cabeceira da pista.
Polêmica
O balizamento noturno do aeroporto da ilha foi motivo de briga entre o Governo do Estado com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) durante anos. O órgão federal negou a licença ambiental, até a garantia que o aeródromo não seria utilizado à noite para voos comerciais.
O anúncio da liberação da licença foi feito pelo ex-ministro de Meio Ambiente, Edson Duarte, em entrevista ao blog Viver Noronha, em dezembro de 2018.
Fonte: G1
Cliquei aqui para saber mais sobre os projetos EBSA – Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias